Pensando com a Mafalda

Pensando com a Mafalda

quinta-feira, 12 de março de 2009

Iniciando reflexões...

Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecília Meireles)

21 comentários:

  1. A Prof. Rita Alonso escreveu:
    "E em muitos momentos meus, ao longo da minha vida, peguei- me lembrando do trecho: “se compro o doce não guardo o dinheiro…”, “se calço a luva, não ponho o anel…”

    As escolhas se apresentam a cada instante da nossa vida: Ou tiro um cochilo ou escrevo este texto. Ou descanso ou vou dar aulas e ganho dinheiro. Ou compro o apartamento que meu dinheiro permite ou outro maior pedindo um empréstimo e comprometo meu orçamento.

    …E cada vez o grau das minhas escolhas tomam dimensões maiores. Maiores responsabilidades. E maiores são os meus medos…

    Ou tenho medo ou não me arrisco e fico dentro da casca do ovo.

    Ou sou feliz ou não me arrisco.

    E se não me arrisco, nunca vou ter a certeza se poderia ter dado certo.

    São estas opções diárias que nos trazem a alegria de poder transpor, conquistar, arriscar querendo acertar sempre.

    A vida nos põe a prova toda hora e exige resposta.

    A vida seria insuportável se não nos proporcionasse mudanças. Estaríamos enfadados a total monotonia."...
    Concordo com ela. E você?

    http://www.umtoquedemotivacao.com/motivacao/ou-isto-ou-aquilo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu blog,com um conteúdo seleto e objetivo. parabéns
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o poema,realmente sempre que temos que tomar uma decisão ou fazer uma escolha ficamos em duvidas ou quando escolhemos uma opção nunca ficamos satisfeitos..

    ResponderExcluir
  5. A nossa vida é cheia de escolhas. Me identifiquei muito com o poema pois eu sou um pouco bipolar , cada hora quero uma coisa.. Isso por um lado é ruim pois, num dado momento da nossa vida devemos tomar decisões.
    Mas como disse A Prof. Rita Alonso ,"a vida seria insuportável se não nos proporcionasse mudanças" ou se não tivessemos livre arbitrío para fazer nossas próprias escolhas.

    ResponderExcluir
  6. Não podemos ter tudo que queremos. Para conseguir algo que queremos, é necessário abrir mão de outra(s) coisa(s). Muitas vezes as escolhas não são fáceis e nos trazem sofrimento.
    Mas a vida é assim!

    Lilian

    ResponderExcluir
  7. Adorei o poema, como nossa amiga Lara escreveu a vida é cheia de escolhas, e muita das vezes não sabemos que rumo tomar. Assim antes de qualquer que for a decisão, melhor pensar e repensar para não dar um passo em falso e ter a vontade de voltar atrás.
    Flávia

    ResponderExcluir
  8. Amei o poema! Ainda não conhecia...
    Refleti sobre as palavras de Cecília Meireles e, acredito que pra sermos ou fazermos algo, deixamos ou abrimos mão de outras, no entanto, resta-nos avaliar se queremos isso ou aquilo.

    ResponderExcluir
  9. Legal Léo,
    Gostei de sua reflexão...
    O difícil é que sempre queremos isso ou aquilo...e quando escolhemos isso, sofremos por que aquilo poderia ser melhor...mas, se escolhemos aquilo, certamente isso deixado de lado, faz-se uma crueldade!!!
    Ou seja, escolhas...como viver sem??? e como viver com elas?
    Bjocas...

    ResponderExcluir
  10. Super interessante o poema!
    E Real, estamos constantemente condicionados a fazermos escolha, como: "ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
    ou compro o doce e gasto o dinheiro", essa escolha é semelhante a várias que temos que escolher todos os dias... e cada dia que se passa, é um "doce" que vai aumentando as dimensões, e as responsabilidades junto... temos que pensar bem ao optar por "isso ou aquilo", acredito que ao tomar certas decisões devemos colocar em uma balança pra tentar analisar melhor....
    Hoje meu lema é... não sei se opto trabalhar na Educação que é o que eu gosto, com carga horária reduzida e salário tbm (porém as contas não reduziu), ou se continuo como estou...
    é escolhas a todo momento... e dependendo, se escolhemos isso ou aquilo, poderemos nos arrepender pro resto da vida... e essa é a VIDA!

    ResponderExcluir
  11. Então Cris,
    Mas, se não ousarmos, também nos arrependeremos.
    Ousar ou não???
    A vida é um risco... e que tal arriscar???
    Bjocas,

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do poema! Mostra que a vida é um risco onde devemos arricar pra vê se vai dá certo, mas muitas das vezes ficamos com medo de arriscar e não ter um bom resultado e deixamos de tentar devido o medo falar mais alto... Concordo que devemos arriscar sim...

    ResponderExcluir
  13. Ehh Verdade Ju...
    se não arriscarmos nunca, nunca iremos fazer nada...
    acho que o melhor é arriscar mesmo...
    mais o que eu disse é realmente isso, escolher é sempre um risco... mais temos que arriscar para podermos dar segmento a vida, se não perde o sentido...

    ResponderExcluir
  14. Que bom seria se na verdade pudessemos ter tudo o que quiséssemos, na hora em que quiséssemos da forma como quiséssemos, mas sabemos que a vida não é bem assim e estamos cientes de que para cada escolha na vida haverá sempre uma renúncia. Mas esteja certo de que tudo valerá a pena.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. O tempo todo temos que fazer escolhas, o tempo inteiro estamos em dúvida do que realmente queremos. Acredito sim que devemos arriscar, mas escolhendo o caminho certo pra não nos arrependermos depois.E é fato que cada escolha é uma renúncia.Sempre temos que abdicar de algo para adquirir outra coisa.

    ResponderExcluir
  16. A vida é cheia de escolhas, e cada vez que fazemos uma, renunciamos a outra. Acredito que os momentos é que vão decidir o que tem valor em nós e o que de fato é importante. Nos posicionarmos diante de algo é enriquecedor, pois desenvolvemos a capacidade de pensar, refletir e tomar decisões, não esta tudo pronto e acabado! Para mim é essencial escolher um e outro, ser indeciso algumas vezes para então decidir o que é melhor, o que me faz bem, conhecer de tudo um pouco e descobrir como me sinto!

    ResponderExcluir
  17. Fazemos escolas a cada minuto de nossas vidas, sempre esperando ter escolhido o certo, mas nem sempre isso acontece o segredo e começar sempre que a escolha não nos agradar.

    ResponderExcluir
  18. A cada pagina do seu blog que visito vejo tema maravilhoso pena que não posso ficar sempre nele. Parabéns Juliane, seu trabalho e encantador.

    ResponderExcluir
  19. Decisões são difíceis, Como escolher entre isso ou aquilo como trocar o certo pelo duvidoso, o que fazer jogar tudo pro alto e ver no que vai dar? E se arrepender não existe volta existe orgulho. Recomeçar, pois somos livres para fazer escolhas mas somos responsáveis pela consequências. Tomei decisões importantes na minha vida e até hoje não sei se eram as certas, mas sei que todas elas foram feitas buscando o melhor não somente para mim mas para minha família .
    Às vezes a melhor escolha é justo aquela que você sabe que talvez possa te fazer sofrer amanhã, mas que hoje é exatamente dela que você precisa para ser feliz! Para ter paz.

    ResponderExcluir
  20. Gostei do poema,ele também me faz refletir sobre as escolhas do momento.Na vida fazer escolhas é inevitável e correr riscos também faz parte da vida,por isso é importante avaliar as vantagens e desvantagens e seguir em frente.

    ResponderExcluir
  21. Nunca li verdade maior, o que nos resta é definir aquilo que queremos e tomar as decisões condizentes com isto, a partir deste momento não devemos ficar questionando como seria se houvesse escolhido o outro caminho ,restando apenas ser feliz com o que se tem.

    ResponderExcluir